Jesus transforma água em vinho.

Visualizações: 38

RESUMO 

O presente estudo vem ao encontro de informações cruciais para um bom crescimento ministerial, tratando como elemento crucial o primeiro milagre catalogado de Jesus, embora informações paralelas tentam desvalorizar ou mesmo desertificar como primeiro milagre realizado por Jesus, no decorrer desde artigo obtemos estudos e informações que intensificam a afirmação que a transformação de água em vinho foi o primeiro milagre que  Jesus operou durante sua vida nessa terra como homem, citamos as palavras do escritor do livro de João, livro esse sendo o terceiro livro escrito no Novo Testamento, “Jesus, principiou assim os seus sinais”.

1. Introdução

Fazer uma breve leitura sobre a   referência que iremos estudar hoje, livro de João capitulo 02.

E, A O ‘terceiro dia, fizeram-se umas bodas cm Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus.

2 E foram também convidados Jesus e os ‘seus discípulos para as bodas.

3 E, ‘faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho.

4 Disse-lhe Jesus: ‘Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.

5 Sua mãe disse aos empregados: Fazei tudo quanto ele vos disser.

6 E estavam ali postas seis talhas de pedra, ‘para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam duas ou três almudes.

7 Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.

8 E disse-lhes: Tirai agora e levai ao ‘mestre-sala. E levaram.

9 E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os empregados que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo.

10 E disse-lhe: ‘Todo homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então, o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.

11 Jesus ‘principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia e manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.  (DAKE, 1997 p. 1884)

             No capítulo primeiro do livro de João obtemos uma rápida referência sobre a apresentação de Jesus para o povo, João Batista a pregoava as pessoas ao arrependimento de seus pegados, e informando que o Reino de Deus estava a caminho, João advertia as pessoas que Deus as castigaria se elas não se arrependessem e se não modificassem seus caminhos, porém João Batista também trazia boas notícias.

           Um  dia , Jesus Cristo, filho de José (o carpinteiro) e Maria, foi a procura de João Batista para que  fosse batizado conforme  sua orientação, porém todavia João que conhecia Jesus desde menino sabia que Jesus nunca desobedeceu a Deus e sempre seguia os ensinamentos dos livros Sagrados, por sua vez Jesus referiu que  seria isso que Deus o Pai altíssimo deseja-se que fosse realizado para que se cumprisse a profecia, Jesus a ser batizado no instante que submergiu das aguas algo fora do comum aconteceu,  Algo em forma de uma bomba desceu sobre Jesus, João Batista através desse acontecido entendeu que seu parente Jesus, que ele conhecia e admirava era o Rei sobre quem ele vinha pregando.

2. Jesus Transforma Água em Vinho

2.1 Casamentos na época do Novo Testamento

            Conforme a tradição judaica os casamentos eram realizados em duas etapas. O noivo primeiramente firmava um contrato entre as duas famílias, por sua vez o casal que noivava já era considerado marido e mulher, porém a união em si só iria de fato acontecer um ano depois, quando o noivo acompanhado de seus amigos mais chegados ia a casa da noiva (esposa) e a traziam para o seu novo lar, a festa de casamento durava até uma semana, nesse período de festa o noivo juntamente com sua noiva tinham um tratamento diferenciado, os mesmos eram tratados como rei e rainha.

 Na lei judaica, um noivado (irussím) é um contrato entre um homem e uma mulher e onde se comprometem a se casar em algum momento futuro e as condições em que ele deverá ser realizado. [3] A promessa pode ser feita pelas partes pretendentes ou por seus respectivos pais ou outros parentes em seu nome. [4] A promessa é formalizada em um documento conhecido como o Shtar Tena’im, o “Documento das Condições”, que é lido antes do badekin. Após esta leitura, as mães da futura noiva e do noivo quebram um prato. Hoje, alguns assinam o contrato no dia do casamento, alguns fazem-no como uma cerimônia anterior e outros não o fazem por completo. (Wikipédia, 2023, Casamento judaico)

 

2.2 O vinho dos anfitriões acabou

Apenas três dias após o batismo de Jesus, ele e seus amigos, André, Pedro, Filipe e Natanael, (futuro discípulos) foram a um casamento em Caná da Galileia, cidade essa de porte pequeno e que se distanciava em média de seis quilômetro de Nazaré, a hospitalidade dada a Jesus e seus amigos explica uma das possíveis razões de ter faltado o vinho. Mais pessoas além do esperado compareceram à festa.

A falta ocorreu apesar do fato de o vinho geralmente ser misturado com água, conforme prescrições rabínas, sedo em sua proporção três quartos de agua para um quarto de vinho. Apesar de o vinho ter acabado, de forma alguma a Bíblia sugere que os convidados beberam demais.

2.3 Maria pede socorro a Jesus 

           Maria informa a Jesus que o vinho tinha acabado, durante trinta anos Jesus vivera uma vida que por certo ponto tendo vista como normal, não havia pressuposto que Jesus poderia fazer algum milagre, uma possibilidade seria que ela esperava que Jesus contribuísse para a compra do vinho. Outra possibilidade seria que pela pratica de mencionar o nome de um convidado enquanto servia o vinho e Maria por sua vez teria ficado entristecida por saber que com a falta do vinho o nome de seu filho não receberia as honras merecidas, ou seja antes dos anfitriões mencionar o nome de Jesus para dar as devidas honras ao convidado o vinho acabou.

           Nesse momento Jesus referiu de forma polida, uma maneira que normalmente um filho já com trinta anos não se referia a sua mãe “Mulher, que tenho eu contigo” toda via, Jesus informou “Ainda não é chegada a minha hora” estaria Jesus falando de seu nome ser pronunciado pelos anfitriões? Ou estaria ele falando de sua revelação como o Messias? Maria instruiu os servos para que fizesse exatamente o que ordenava, por sua vez Jesus nesse momento sabendo do que estava por vir, Jesus ordenou que se utiliza as águas contidas nas grandes talhas de pedras, agua essa que por sua vez era destinada a lavagem cerimonial das mãos ou encher o tanque para banhos, um detalhe peculiar, essa agua deveria ser agua viva, ou seja água corrente.

2.4 Servos Obedientes. 

            Logo após a ordem de Jesus os servos despejaram as águas contidas nas talhas nos vasos e levaram os mesmos cheios até o mestre sala, homem responsável pela mistura e distribuição do vinho. Nesse momento os amigos de Jesus e futuros discípulos estavam observando tudo o que estava acontecendo. Quando o mestre sala recebeu os vasos até então com agua ele foi prová-lo para saber a mistura certa a ser realizada o e o mesmo levou um susto.

2.5 O milagre 

           O processo natural para a fabricação de vinho envolve algo muito complexo, a água cai do céu em forma de chuva, essa água em seu estado liquido é absolvida pelas as raízes da videira percorrendo todo seu caule, transportadas para as uvas, uvas essas que no seu tempo certo e colhida e depois espremida, fermentada e nesse momento sua fabricação a grosso modo está pronta, em seus escritos o rei Salomão escreveu “Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou” Eclesiastes 3:2, porém Jesus sendo o filho de Deus não precisava desse tempo apenas com seu poder deu a ordem aos servos para derramar a  agua contidas nas talhas dentro dos vasos e leva-se ao mestre-sala.

           Informações importantes são contidas nesse pequeno espaço de tempo, Jesus em momento algum tocou nas talhas e nos vasos, tão pouco chamou a atenção do povo que ali estava, uma outra pessoa nessa situação, chamaria a atenção para si, ou falando palavras magicas, invocando os elementos da terra, agua, ar e fogo, ou mesmo invocando anjos, demônios ou deuses característicos da época, todavia Jesus com todo seu poder e magnitude apenas deus a ordem “Tirai agora e levai ao ‘mestre-sala”. Jesus, o Cristo que estava de fato nesse momento dando princípio a seu ministério, operou seu primeiro milagre catalogado dentre outros mais 34 milagres. Quando os servos chegaram na presença do mestre-sala, homem esse responsável pela mistura do vinho, percebeu que se tratava de um ótimo vinho, na cultura primeiro servia o vinho de melhor qualidade e no decorrer da festa, poderia ser servido um vinho um pouco inferior, porém ao provar o vinho o mestre-sala observou que se tratava de um vinho de ótima qualidade, em algumas traduções existe a expressão licor, como sendo um ótimo vinho.

           O milagre operado por Jesus nesse momento desencadeou muitos fatores, em primeiro lugar podemos citar sua magnitude, sendo o filho de Deus, em segundo lugar a fé de seus seguidores e futuros discípulos ao presenciar tal milagre, em terceiro a fé dos servos que transportavam os vasos até então com agua e agora sendo um maravilhoso vinho. Para todos os que estavam na festa de casamento puderam presenciar o primeiro milagre de Jesus, dado tal informação podemos imaginar a alegria dos noivos, recém-casados saber que em seu casamento avia um convidado especial.

Conclusão

Jesus manifestou seu poder na ocasião em que se realizava um casamento, viveu nessa terra apregoando seu evangelho, operando sinais e maravilhas e passando a informação que iria ao pai preparar um lugar, esse contexto bíblico tem ligações diretas com seu testemunho e promessas feitas a seu povo.

O noivo escolhe a noiva e faz um contrato com ela afirmando que vai voltar para busca-la e levará para morar em seu novo lar, Jesus veio ao mundo, por trinta anos passou como um homem comum, logo após seu batismo, dia em que a revelação é dada por Deus que ele era de fato seu filho, viveu ensinado a todos, e por sua vez assinado um contrato de compra por sua alma, esse contrato foi assinado com letras de sangue derramado na cruz do calvário, ao terceiro dia se levantou dentre os mortos, deixando a promessa que um dia voltaria para buscar sua noiva.

No livro de apocalipse, escrito por João, durante seu exilio na ilha de Patmos, o mesmo escreveu.

7 •’Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.

8 E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.

9 E disse-me: “Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus. (DAKE, 1997 p. 2270).

            Essa palavra enche nossos corações de alegria, por muito tempo ouvimos dizer que Jesus vem buscar seu povo, sua noiva para com ele morar, nesse dia tão glorioso onde toda a dor não existe mais, as aflições dessa vida em terrena e findada.

Jesus, o filho de Deus, o alfa e o Ômega, o principio e o fim compara sua igreja como sua noiva, ele viveu e morreu por nós e deixou a promessa que um dia voltaria para buscar a sua noiva para onde ele estiver, estivéssemos nos também.

Baixar arquivo em PDF:https://drive.google.com/file/d/1PVmsXyAWBebdWFCpim9KCyN_TlJ-cGNR/view?usp=sharing

WhatsApp
Print
Twitter